

Got questions about any of our products or services? Send us an email with as many tech baffling questions as you like! Our friendly sales team will answer all your questions!

Fotografia © João Barra Góias
A gestão da biodiversidade
é um dos desafios mais importantes
que a humanidade enfrenta hoje.
"Num mundo em crescente globalização e degradação ambiental, a gestão do seu recurso vivo mais precioso, a diversidade biológica, é um dos desafios mais importantes e críticos que a humanidade enfrenta hoje.
A diversidade biológica é o recurso do qual dependem as famílias, as comunidades, as nações e as gerações futuras. É o elo entre os organismos, unindo cada um deles numa comunidade ou ecossistema interdependente, no qual todas as criaturas vivas têm o seu lugar e papel. É a própria teia da vida.
Apesar da sua importância, as nossas incautas acções estão a corroer este recurso a um ritmo perigoso. O mundo está empobrecido, e até mesmo ameaçado, por esta perda. Cada gene, espécie e ecossistema perdido desgasta a capacidade do planeta de lidar com as mudanças. Para os mais pobres do mundo, esta flexibilidade é uma questão de vida ou morte. Para toda a humanidade, diminui a qualidade de vida.
Uma das principais causas desta erosão é que os indivíduos, as comunidades e as nações consideram os recursos como garantidos. Existe uma suposição, baseada em milhares de anos de desenvolvimento, de que os recursos vivos e a diversidade biológica são ilimitados. Apesar de casos isolados em que comunidades, até mesmo civilizações, ignoraram esta responsabilidade e sofreram dramaticamente como resultado disso, para a maioria de nós a ideia de que podemos estar a atingir os limites da sua resistência está para além da nossa experiência e compreensão. Um passo importante para resolver o uso excessivo da biosfera reside na educação das pessoas. Uma educação que capacite e permita que as pessoas procurem formas colectivas de superar as actuais tendências destrutivas, é uma componente crítica de qualquer estratégia que se quer bem-sucedida para alcançar um futuro sustentável.
A Convenção representa uma parte importante do esforço para resolver esta questão. No entanto, poucas pessoas compreendem o que realmente significa o termo “biodiversidade”, muito menos os objectivos e processos da Convenção. Isto deve-se, em parte, ao facto de não termos utilizado uma linguagem que seja relevante ou inteligível para o público: não nos explicamos com clareza suficiente. Dado o importante papel que o público desempenha na prossecução dos objectivos da Convenção, esta é uma significativa barreira à sua implementação.
Hamdallah Zedan
Secretário Executivo (1998-2005)
CBD
© Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Abril 2000.
A conservação da diversidade biológica é uma preocupação comum da humanidade,
é parte integrante do processo de desenvolvimento,
e abrange todos os ecossistemas, espécies e recursos genéticos.
