Visão geral do apoio
- Published in APOIAR

Fotografia © João Barra Góias

O que posso fazer
em relação à biodiversidade?
"Embora os governos devam desempenhar um papel de liderança, outros sectores da sociedade precisam de ser activamente envolvidos. Afinal, são as escolhas e as acções de milhares de milhões de indivíduos que determinarão se a biodiversidade será ou não conservada e utilizada de forma sustentável.
Numa época em que a economia é uma força dominante nos assuntos mundiais, é mais importante do que nunca ter empresas voluntariamente envolvidas na protecção ambiental e na utilização sustentável da natureza. Algumas empresas têm receitas muito superiores às de países inteiros e a sua influência é imensa. Felizmente, um número crescente de empresas decidiu aplicar os princípios do desenvolvimento sustentável às suas operações. Por exemplo, várias empresas florestais – muitas vezes sob intensa pressão de boicotes ambientais – passaram do cortar a raso para formas menos destrutivas de colheita de madeira.
Cada vez mais empresas também têm encontrado formas de obter lucro e ao mesmo tempo reduzir os seus impactos ambientais. Elas encaram o desenvolvimento sustentável como uma garantia de rentabilidade a longo prazo, de fundamentação de um melhor nome e imagem junto do público em geral, e de obtenção de um positivo reconhecimento por parte dos seus parceiros de negócios, funcionários e consumidores.
As comunidades locais desempenham um papel fundamental, pois são os verdadeiros “gestores” dos ecossistemas em que vivem e, portanto, têm um grande impacto sobre eles. Muitos projectos foram desenvolvidos com sucesso nos últimos anos, envolvendo a participação das comunidades locais na gestão sustentável da biodiversidade, muitas vezes com a valiosa assistência de ONG e organizações intergovernamentais.
Finalmente, o decisor final em matéria de biodiversidade é o cidadão individual. As pequenas escolhas que os indivíduos fazem têm um grande impacto porque é o consumo pessoal que impulsiona o desenvolvimento, que por sua vez utiliza e polui a natureza. Ao escolher cuidadosamente os produtos que compram e as políticas governamentais que apoiam, o público em geral pode começar a orientar o mundo para o desenvolvimento sustentável. Os governos, as empresas e outros têm a responsabilidade de liderar e informar o público, mas, em última análise, são as escolhas individuais, feitas milhares de milhões de vezes por dia, que mais contam."
© Secretariado da Convenção sobre a Diversidade Biológica, Abril 2000.
A conservação da diversidade biológica é uma preocupação comum da humanidade,
é parte integrante do processo de desenvolvimento,
e abrange todos os ecossistemas, espécies e recursos genéticos.
